Como escolher e contratar uma empresa de BPO Financeiro

por | 07/2022

O BPO Financeiro é uma excelente estratégia para que a organização potencialize seu desempenho financeiro, reduza custos operacionais e ainda possa focar no core business de seu negócio.

Em 2019, um estudo realizado pela Deloitte, mostrou que a área financeira é a quarta mais terceirizada no mundo e no Brasil, desde 2020, as soluções de BPO Financeiro vem se popularizando no mercado.

Diante deste cenário, entender qual parceiro pode responder de maneira mais adequada ao seu negócio, com valor justo e entrega completa e segura.

Selecionamos algumas dicas para te ajudar escolher o parceiro ideal:

  1. Entenda as necessidades de seu negócio
    Antes de contratar uma empresa de BPO financeiro, é importante entender exatamente o que seu negócio precisa em termos de Gestão Financeira.
  2. Defina o escopo de atuação do BPO Financeiro
    Sabendo o que seu negócio precisa, é fundamental definir o escopo dos serviços do BPO Financeiro. Diferentes empresas, com diferentes níveis de maturidade, podem optar por terceirizar mais ou menos processos.
  3. Verifique a abrangência das soluções oferecidas pelo fornecedor
    Na avaliação dos fornecedores é fundamental validar a abrangência das soluções oferecidas. Além do escopo tradicional do BPO Financeiro, alguns fornecedores trazem como diferencial serviços de consultoria e assessoria, tais como: modelagem de processos, parametrização e implantação de sistemas, treinamentos, entre outros, que podem ser fundamentais para o sucesso da terceirização.
  4. Avalie a tecnologia embarcadas
    Em tempos uma economia digital, o BPO Financeiro precisa trazer ferramentas tecnológicas embarcadas em seus serviços e neste ponto, é fundamental avaliar a expertise do fornecedor em prover e se adaptar as recorrentes mudanças tecnológicas que vivemos.
  5. Conheça o fornecedor
    Obviamente, você precisa confiar na empresa que vai ter acesso a suas informações financeiras, por isso, avalie a reputação do fornecedor e sua conduta quanto a segurança da informação e proteção dos dados utilizados.
  6. Valide o contrato
    Toda terceirização deve ser regida por contratos detalhados e bem definidos. Neste quesito não podem ficar de fora pontos importantes como: espoco detalhado do serviço; responsabilidades das Partes; acordos de níveis de serviço; acordos de segurança da informação; valor de remuneração; tempo de vigência; condições para rescisão de contrato, entre outros.

Pronto, seguindo essas dicas, você estará pronto para definir um parceiro estratégico para o seu BPO Financeiro.